CARTA MANIFESTO AOS EDUCADORES

JORNADA EDUCATIVA AULA DIGITAL SERGIPE 2021
A escola que temos, queremos e fazemos.


Queridos educadores, vocês estão prestes a iniciar nossa jornada educativa, pensada com muita atenção e dedicação por nós do Aula Digital Sergipe. Queremos convidá-los para embarcar conosco nesta jornada de aprendizado e experiências que 2020 nos trouxe. Reservamos excelentes materiais para que vocês possam aprofundar e refletir sobre as práticas pedagógicas que trazem transformações para a educação em todo nosso estado. Sintam-se à vontade! Vamos começar com a introdução de nossas temáticas.
 
A primeira reflexão que trazemos é sobre a escola que temos, isso nos remete a um espaço com várias dificuldades e desafios! Dentre eles, estão questões que fogem dos limites dos educadores e estão relacionadas à políticas públicas de educação. Esse não é o foco dessa jornada, queremos proporcionar aos educadores um ambiente de reflexão acerca da realidade escolar frente aos desafios impostos pelo isolamento social, abordando questões práticas e pedagógicas que os educadores podem e devem se debruçar.
 
Assim, pensando em nossa primeira temática, estudos e experiências recentes mostram que a educação precisa ser repensada, afinal, a pandemia nos trouxe a percepção de que uma escola exclusivamente tradicional, com metodologias engessadas, didáticas que não tragam o estudante como protagonista e recursos fora do contexto, poderão atrasar e prejudicar significativamente a aprendizagem dos educandos.

Para isso, o educador é parte central desse processo de transformação, uma vez que mesmo diante desses desafios observamos a força e garra dos profissionais da educação, que na maioria das vezes, sem possibilidades, inovam com o pouco que tem e empenham-se em proporcionar aprendizagem significativas e novas perspectivas de vida.

Nesta Jornada Educativa, embarcaremos juntos no mundo da escola que temos, fazendo um leve passeio repleto de reflexões acerca dos desafios impostos pela pandemia, entre eles, distanciamento social, fechamento de escolas, entre outros. A melhor parte vem por aí!!! Em meio a tantas problemáticas, vamos ouvir belos relatos de educadores que se reinventaram e pensaram em soluções criativas utilizando ações ofertadas pelo Aula Digital.

Após refletirmos sobre a escola que temos, vamos pensar sobre a escola que queremos. Uma escola com cada vez mais educadores inovadores, que amam conhecer e que estejam engajados na educação como causa. Para isso, é necessário uma escola democrática em que cada pessoa esteja consciente de sua atuação e da importância da participação do outro, tendo a iniciativa de ir além das experiências dos educandos.

Por outro lado, diante de tudo que passamos nos últimos tempos, na escola que queremos não podemos oferecer as mesmas aulas de antes, mas sim adequar-se aos ambientes diferentes, aos novos recursos para esse novo momento. É preciso incorporar as tecnologias que além de aproximar a aprendizagem do universo dos estudantes, preparam para navegar em um mundo cada vez mais conectado e vasto.

Para dar conta de todas as tarefas, é preciso que estejamos preparados, capacitados, motivados e sabendo do desafio, mas com a certeza de que somos agentes transformadores e que podemos, mesmo com algumas barreiras, transformar uma vida, uma realidade, uma sociedade. A escola que queremos deve ser um lugar de acolhimento, de igualdade de oportunidades, respeito e amor! Portanto, devemos pensar em ações que busquem acima de tudo equidade, empatia, para que os estudantes possam se sentir parte do ambiente e sintam prazer em fazer parte da escola.

Frente a isso, refletir sobre as práticas do dia-a-dia escolar é necessário e torna-se mais prazeroso quando trocam-se experiências com outros colegas, aprendendo novos métodos, abordagens, didáticas e estratégias. Portanto, entramos em nossa última temática da Jornada Educativa, a escola que fazemos. Uma escola que está cercada de desafios onde os educadores têm se reinventado diante de tantas demandas da escola, dos alunos, da família e de casa.

Nos últimos tempos, vemos os educadores empenhados em aprender novas ferramentas digitais, a desenvolver metodologias ativas e a incentivar seus estudantes a serem mais autônomos, críticos e capazes de aprender a aprender. São muitos os desafios, a educação brasileira está viva e lutando para superar as adversidades, com profissionais capacitados e empenhados na transformação social por meio da educação.

Equipe Aula Digital Sergipe